Cuidado! Estes hábitos do dia-a-dia podem prejudicar seus dentes
13 de novembro de 2023
Escovar os dentes, usar fio dental e utilizar enxaguante bucal são hábitos saudáveis e que você certamente deve realizar todos os dias. Mas manter tais hábitos enquanto comete outras “infrações” que prejudicam a saúde da boca, pode acabar colocando todo esse esforço em vão.
Algumas ações que às vezes cometemos no dia a dia podem causar danos em nossos dentes, e por não serem ações tão óbvias como, por exemplo, o consumo exagerado de açúcar, passamos despercebidos por elas. Veja alguns exemplos:
Escovar os dentes e a gengiva com muita força
A Associação Americana de Odontologia (ADA) afirma que o uso de uma escova de dente de cerdas duras ou a aplicação de muita força durante a escovação pode danificar a gengiva e os dentes. Para evitar isso, use uma escova de dente com cerdas macias e escove os dentes delicadamente com movimentos amplos.
Roer unhas
Também conforme a ADA, roer unhas pode causar disfunção mandibular, uma vez que esse ato mantém a mandíbula em posição de protrusão por longos períodos. Além disso, roer as unhas pode lascar os dentes.
Mastigar gelo
Após tomar uma bebida gelada e refrescante, é natural que façamos um movimento involuntário de mastigar os cubos de gelo que ficam no copo. Para não arriscar quebrar um dente ou uma restauração, a ADA recomenda o uso de canudos ou o consumo de bebidas sem gelo no processo para eliminar esse hábito.
Ranger ou apertar os dentes
Esse é um hábito subconsciente, mas que pode danificar os dentes, causar dores musculares e restrição dos movimentos da mandíbula. Para prevenir esse hábito nocivo, a ADA recomenda exercícios de relaxamento, um protetor bucal noturno e tentar reconhecer quando o cerramento ou ranger de dentes começa.
Uso de palitos de dente
Retirar os restos de alimento dos dentes após uma refeição com auxílio de palitos de dente é outro hábito enraizado no nosso dia a dia. No entanto, mexer na boca com palitos ou outros utensílios não dentários pode causar danos e infecção na gengiva. Em vez disso, use fio dental ou um instrumento de limpeza interdental para remover os alimentos presos entre os dentes.
Estar atento a pequenas ações que parecem inofensivas é fundamental para o controle da nossa saúde e qualidade de vida. Como vimos, pequenos hábitos até comuns da nossa rotina podem causar grandes consequências.
Mantenha os bons hábitos e minimize ao máximo os ruins. Visite seu dentista regularmente e cuide bem da sua saúde bucal.