Curiosidades odontológicas: Uma boa saúde bucal pode ajudar a prevenir casos de AVC

16 de fevereiro de 2024

Você sabia que manter a saúde bucal em dia pode ajudar a prevenir casos de AVC?

Isso é o que pesquisadores da Universidade de Tampere, na Finlândia, descobriram ao encontrar relações entre entre êmbolos cerebrais de pacientes vítimas de AVC, com resquícios de DNA de patógenos orais.

A investigação envolveu a análise de trombos aspirados, removidos por radiologistas intervencionistas de 75 pacientes com AVC como parte do tratamento de emergência. As amostras foram examinadas por meio de duplicação de DNA bacteriano, revelando que quase 80% do material aspirado continha DNA de bactérias orais.

Esse estudo vem explorando os efeitos da infecção bacteriana no desenvolvimento de doenças cardiovasculares por mais de uma década. Anteriormente, o grupo de pesquisa já havia demonstrado a presença das mesmas bactérias dentárias em pacientes que faleceram subitamente devido à aspiração de trombos e sangue arterial, associados a casos de infarto do miocárdio, aneurismas cerebrais e trombose venosa nos membros inferiores.

A trombose da artéria cerebral é responsável por 87% dos casos de AVC. A maioria dos trombos origina-se de estenoses na artéria carótida, viajando para obstruir a circulação cerebral. Os resultados indicaram uma significativa presença de DNA de Streptococcus viridans – bactérias comuns na boca – em trombos cerebrais, em comparação com amostras normais de sangue dos mesmos pacientes.

Embora os estreptococos sejam inofensivos na cavidade oral, ao entrar na corrente sanguínea, podem desencadear infecções nas válvulas cardíacas, aumentando a propensão do paciente a coágulos sanguíneos, conforme indicado pela ligação direta da bactéria Streptococcus a diversos receptores de plaquetas.

Essa pesquisa evidencia que a saúde bucal e a adequada higiene dentária desempenham um papel mais crucial na saúde do que se pensava anteriormente, alertando para o fato de que infecções dentárias não tratadas podem acarretar danos graves à saúde, inclusive podendo ser fatores contribuintes para óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Notícias